sexta-feira, 1 de agosto de 2008

CAMPISMO E CARAVANISMO na Gafanha da Nazaré

::
O Parque de Campismo está integrado no Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré
:
Quando, em 1973, fui à “Casa Forte”, ao Porto, comprar uma tenda de campismo, não fazia a mínima ideia das directivas necessárias que permitiam o exercício legal da prática desta actividade de ar livre.
Foi o funcionário da loja que me deu as primeiras “dicas” sobre o assunto e de como eu devia proceder para poder ter acesso a qualquer parque de campismo, em Portugal ou no estrangeiro.
Falando com o meu amigo Fernando Martins, que já então era praticante de campismo, filiado no Clube dos Galitos, ele instigou-me a entrar em contacto com a direcção do Grupo Desportivo da Gafanha, para ver da possibilidade de ser criada uma Secção de Campismo no clube.
Achei a ideia interessante e dirigi-me a uma reunião de direcção que a acolheu com entusiasmo, mas com a condição de ser eu a responsabilizar-me pela nova secção, tendo logo ali sido nomeado para proceder à filiação do clube, na Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo.
Daí e até 1997, nunca mais deixei de estar ligado a esta secção, embora já tivesse deixado, há alguns anos, de ser um campista activo.
Durante estes anos, e como era necessário manter em actividade permanente pelo menos 25 campistas para que a Secção não fosse extinta pela Federação, houve anos em que eu acabei por revalidar, e pagar do meu bolso, Cartas de Campismo de filiados que, quando não precisavam delas, as não revalidavam.
Com a aquisição dos terrenos para o Complexo Desportivo, em 20 de Março de 1976, por Alvará de Cedência Gratuita da Secretaria de Estado da Estruturação Agrária, logo se pensou na construção de um Parque de Campismo para o Grupo Desportivo da Gafanha.
Eu mesmo elaborei o projecto, que submetemos à apreciação dos vários organismos públicos, entre eles a Câmara Municipal de Ílhavo.
Durante alguns anos de avanços e recuos, acabou por ser a câmara, presidida pelo engenheiro Manuel Galante, quem na altura, por entender politicamente mais favorável, chamou a si a execução do empreendimento, mas então, já com um projecto próprio, que não diferia muito do antes apresentado.
Com a entrega deste empreendimento à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, na qualidade de proprietária do terreno, esta, por sua vez, transferiu a sua administração para o Grupo Desportivo da Gafanha, como único e legal usufrutuário, constante do mesmo Alvará de Cedência Gratuita, de todo o terreno ocupado pelo Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré.

Armando Cravo
:

Sem comentários:

Efemérides gafanhoas

O Farol começou a ser construído neste mês Se pensarmos um pouco, descobriremos que uma terra, qualquer que ela seja, tem sempre efemérides ...