Avançar para o conteúdo principal

Férias para este verão

Um olhar mais atento para o que nos cerca 



Pondo de lado a hipótese, por circunstâncias conhecidas, de sair em gozo de férias, vamos olhar para o nosso concelho com olhos bem abertos. Paisagens de encantos vários e gentes de simpatia extrema bem justificam uma atenção mais atenta. Da nossa ria e do nosso mar vale sempre a pena falar, porque haverá recantos a descobrir, experiências a usufruir, riquezas a explorar. Vamos este mês por aí, sem precisar de muito dinheiro ou até sem ele. 
Passeemos pela borda-d’água, mergulhemos na laguna ou no mar em dias de calmaria. Utilizemos os trilhos assinalados pela Câmara Municipal de Ílhavo e descubramos o que há de antigo e de mais moderno, com a finalidade de compreender o porquê das coisas. Há folhetos bastante úteis que podemos encontrar nos Postos de Turismo, onde os houver, sobretudo nas zonas balneares do nosso município. E assim, mais esclarecidos poderemos ficar sobre o que é nosso. 
Todavia, não vamos supor que já sabemos e conhecemos tudo, porque não é verdade. Somos muitas vezes uns puros analfabetos acerca do que nos envolve, optando, vezes sem conta, por outras terras e outras gentes e desprezando as nossas realidades quotidianas e históricas. 

Para caminhadas saudáveis 




Importa desfrutar neste verão as riquezas do património natural do nosso concelho. Os trilhos já definidos são excelentes formas de sensibilização e educação ambiental, que urge promover. Podemos escolher à vontade: 

- “Entre a Ria e o Mar”; 
- “Costa Nova”; 
- “Entre a Ria e a Floresta”; 
- “Cidade de Ílhavo”; 
- “Rota das Padeiras”; 
- Jardim Oudinot; 
- Mata da Gafanha, com marcas da sua história e com o Santuário de Schoenstatt, um lugar onde é bom estar. 

Nota: Podemos inventar percursos alternativos aos indicados, segundo os nossos gostos, que espaços e temas não faltam. O uso da bicicleta, em muitas visitas, é recomendável. 


Visitas Obrigatórias 




- Museu Marítimo de Ílhavo, com as celebrações dos 75 anos da sua existência; 
- Farol da Barra, em dias de visitas programadas ao varandim; 
- Forte da Barra, com o objetivo de tentar conhecer a sua história; 
- Navio-museu Santo André, com a sua história da pesca do bacalhau, explicada ao pormenor por tripulantes; 
- Exposições no Museu Marítimo, nos Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré 

Festas 




- Espetáculos diversos nos Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré 
- Marchas Sanjoaninas: Gafanha da Nazaré, 16 de junho, frente à Junta de Freguesia; Costa Nova, 22 de junho, junto ao mercado; Ílhavo, 23 de junho, Pavilhão Adriano Nordeste. 
- Festas Paroquiais, todas bem conhecidas das nossas gentes. 

Para horas de descanso 




- Frequentar as nossas praias: Barra, Costa Nova e Jardim Oudinot, na certeza de que encontramos ambientes a condizer com as necessidades que sentimos de fuga ao mundo barulhento que frequentemente nos envolve; 
- Ler na Biblioteca Municipal de Ílhavo, apostando em obras recentes, ou não, de autores da nossa terra; 
- O mesmo nos pólos daquela biblioteca, nomeadamente, na Gafanha da Nazaré; 

Nota: Está ao alcance de cada um requisitar livros para ler em casa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gafanha em "Recordações de Aveiro"

Foto da Família Ribau, cedida pelo Ângelo Ribau António Gomes da Rocha Madail escreveu na revista “Aveiro e o seu Distrito”, n.º 2 de 1966, um artigo com o título de “Impressões de Aveiro recolhidas em 1871».   Cita, em determinada altura, “Recordações de Aveiro”, de Guerra Leal, que aqui transcrevo: (…)  «No seguimento d'esta estrada ha uma ponte de um só arco, por baixo da qual atravessa o canal que vai a Ilhavo, Vista Alegre, Vagos, etc., e ha tambem a ponte denominada das Cambeias, proxima à Gafanha.  É curiosa e de data pouco remota a historia d'esta povoação original, que occupa uma pequena peninsula. Era tudo areal quando das partes de Mira para alli vieram os fundadores d' aquelIa colonia agricola, que á força de trabalho e perseverança conseguiu, com o lodo e moliço da ria, transformar uma grande parte do areal em terreno productivo. Foi crescendo a população, que já hoje conta uns 200 fogos, e o que fôra esteril areal pouco a pouco se transformou em fertil e

Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré

Alguns subsídios para a sua história Em 1888,  inicia-se a sementeira do penisco no pinhal velho, terminando, na área da atual Gafanha da Nazaré, em 1910. Somente em 1939 ultrapassou o sítio da capela de Nossa Senhora da Boa Hora, ficando a Mata da Gafanha posteriormente ligada à Mata de Mira. (MG) A Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré foi inaugurada numa segunda-feira, 8 de dezembro de 1958, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. Contudo, o processo desenvolvido até àquela data foi demorado e complexo. Aliás, a sua existência legal data de 16 de novembro de 1936, decreto-lei 27 207. Os estudos do terreno foram iniciados pela Junta de Colonização Interna em 1937, onde se salientaram as «condições especiais de localização, vias de comunicação e características agrológicas», como se lê em “O Ilhavense”, que relata o dia festivo da inauguração. O projeto foi elaborado em 1942 e, após derrube da mata em 1947, começaram as obras no ano seguinte. Terraplanagens,

1.º Batizado

No livro dos assentos dos batizados realizados na Gafanha da Nazaré, obviamente depois da criação da paróquia, consta, como n.º 1, o nome de Maria, sem qualquer outra anotação no corpo da primeira página. Porém, na margem esquerda, debaixo do nome referido, tem a informação de que faleceu a 28-11-1910. Nada mais se sabe. O que se sabe e foi dado por adquirido é que o primeiro batizado, celebrado pelo nosso primeiro prior, Pe. João Ferreira Sardo, no dia 11 de setembro de 1910, foi Alexandrina Cordeiro. Admitimos que o nosso primeiro prior tomou posse como pároco no dia 10 de setembro de 1910, data que o Pe. João Vieira Rezende terá considerado como o da institucionalização da paróquia, criada por decreto do Bispo de Coimbra em 31 de agosto do referido ano. Diz assim o assento: «Na Capella da Cale da Villa, deste logar da Gafanha e freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, do mesmo logar servindo provisoriamente de Egreja parochial da freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, concelho d’Ilh