segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ArteMIMA e Modelismo no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré

Espreitadela

Sendo mais fortes, seremos capazes 
de ultrapassar as dificuldades 

O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré viveu no domingo, 14 de outubro, um dia muito cheio, muito diferente, com a inauguração de duas exposições e com um concerto comemorativo do 176.º aniversário da Filarmónica Gafanhense. Duas exposições ao mesmo tempo «são sinal de uma boa cooperação entre todos nós», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves. E acrescentou que «é com particular gosto que nos vemos nesta sala com duas dimensões da vida, que se ligam de forma muito simples». 
ArteMIMA, a arte que mima as crianças, subordinada ao tema “Santuário de Schoenstatt - Oásis de Paz”, e Modelismo, da responsabilidade da TEAM (Truques, Engenhocas e Associação de Modelismo), «são expressões da nossa gente, daqueles que têm mais jeito para certas coisas», mas também com capacidade «para gestos solidários, que é algo que todos devemos promover», referiu Ribau Esteves. 
O autarca ilhavense frisou que «os obreiros da nossa terra podem ter a certeza absoluta de que têm na Câmara Municipal um parceiro ativo, atento e sempre empenhado em que tenhamos um processo de crescimento todos juntos». Adiantou que, olhando às circunstâncias atuais, torna-se imperioso que sejamos mais unidos, «porque sendo mais fortes, seremos capazes de ultrapassar as dificuldades do mundo em que vivemos, aproveitando as oportunidades que o mesmo mundo nos vai continuar a pôr à nossa disposição».

Ribau Esteves e Irmã Cristina

A Irmãs Cristina, diretora da Creche Jardim de Maria e do Centro Social Padre José Kentenich, disse que a exposição ArteMIMA «nasceu do olhar atento e coração generoso do Padre Vítor e de alguns artistas que, acreditando no projeto pedagógico e trabalho desenvolvido na Creche Jardim de Maria, quiseram dar o seu contributo para podermos, nestes tempos difíceis, continuar a Mimar as nossas crianças à sombra do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt». 
A Irmã Cristina sublinhou a importância daquele “Oásis de Paz” do nosso município, fundamental para «a construção de um mundo realmente melhor, alicerçado nos valores verdadeiros e com a bênção e presença de Deus e Maria nas nossas vidas». 
Os trabalhos expostos resultam do desafio lançado aos amigos, crianças da Creche Jardim de Maria e seus familiares, mas também a alguns artistas de renome, que quiseram associar-se a esta iniciativa. 
A Exposição pode ser apreciada até 28 de outubro. 

 Paulo Agra e Ribau Esteves

Paulo Agra, diretor do TEAM – Associação de Modelismo, afirmou que aquela instituição tem neste momento 30 associados, da Gafanha da Nazaré e arredores, mas também do estrangeiro, tendo acrescentado que o nautimodelismo é o setor mais forte, «porque estamos numa região de marinheiros». Porém, na exposição está patente um grande variedade de modelos, das mais diversas áreas desta arte. 
Entretanto, reconheceu que na região «há muitos modelistas, pouco conhecidos, porque estão muito fechados». Nesse sentido, a associação TEAM vai continuar a apostar na divulgação destas artes, quer através do seu blogue (http://team-gafanha.blogspot.pt), quer por meio de exposições e exibições públicas, como tem acontecido. Paulo Agra ainda defendeu a importância de os modelistas partilharem saberes e experiências, na medida das suas capacidades. 
A Exposição de Modelismo pode ser visitada até 16 de novembro. 

FM

Sem comentários:

Efemérides gafanhoas

O Farol começou a ser construído neste mês Se pensarmos um pouco, descobriremos que uma terra, qualquer que ela seja, tem sempre efemérides ...