Avançar para o conteúdo principal

Filarmónica Gafanhense celebra aniversário




Se as mordomias não colaborarem, 
qualquer dia temos conjuntos 
a tocar nas procissões 


No domingo, 14 de outubro, a Filarmónica Gafanhense, também conhecida por Música Velha, celebrou o seu 176.º aniversário, com um concerto no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Do programa, vasto e variado, destacamos as atuações de quatro grupos, denominados Ensemble de Metais, Ensemble de Clarinetes, Ensemble de Saxofones e, ainda, o grupo de bandolins, que antecederam a Banda & Coro. 
Antes, na manhã do mesmo domingo, a Filarmónica foi em romagem ao cemitério da Gafanha da Nazaré para homenagear os executantes, dirigentes e seus familiares já falecidos, tendo participado ainda na missa das 11.15 horas, que solenizou com música e cânticos litúrgicos. 
Como de costume, a Música Velha brindou a assistência com todo o seu potencial artístico, sendo de realçar a participação de muitos jovens formados nas escolas da própria Filarmónica, não tendo sido regateados aplausos. 
Este aniversário proporcionou a oportunidade de ouvir o presidente da direção, Carlos Sarabando Bola, que fez questão de sublinhar, como grande preocupação da Filarmónica Gafanhense, a falta de uma sede condigna, «para fazer formação aos jovens e para os ensaios».
Carlos Sarabando referiu que a Associação está à espera de uma promessa antiga da Câmara Municipal de Ílhavo, promessa essa que se consubstanciaria na construção da Casa da Música. Porém, logo salientou que, «como estamos a atravessar uma crise muito grande, sob o ponto de vista económico, vai ser difícil concretizar o sonho que há tanto tempo ansiamos». 
O presidente da Filarmónica disse que a banda presentemente está a ensaiar no Stella Maris, do Apostolado do Mar, propriedade da Diocese de Aveiro e atualmente desativado, mas nada sabe quanto ao futuro. 
A Música Velha envolve 90 pessoas, divididas pela banda, coral e outros grupos, bem como pela escola de formação. Além do maestro, que é também o diretor artístico, há executantes que frequentam o conservatório e que já ensinam os candidatos a músicos. Entretanto, por proposta do INATEL, que cedeu bandolins, foi criada uma aula para ensino e aprendizagem deste instrumento de cordas. O professor vem de Coimbra, todas as semanas, informou Carlos Sarabando. 
A Filarmónica Gafanhense deu já, este ano, oito concertos em diversas localidades, estando previstos mais alguns, especialmente o de Natal. Contudo, aquele dirigente reconhece que os concertos em festas profano-religiosas estão a decair, porque as mordomias têm estado a dar preferência a grupos musicais da área popular e do rock, ficando as filarmónicas com as procissões e pouco mais. «É pena que estejam a diminuir os concertos nas festas porque os músicos estão a aprender e a ensaiar durante todo o ano para tão poucos concertos e quase só para as procissões, obrigando as associações a suportarem enormes despesas; se as mordomias não colaborarem, qualquer dia temos os conjuntos a tocar também nas procissões», concluiu o nosso entrevistado. 

Fernando Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gafanha em "Recordações de Aveiro"

Foto da Família Ribau, cedida pelo Ângelo Ribau António Gomes da Rocha Madail escreveu na revista “Aveiro e o seu Distrito”, n.º 2 de 1966, um artigo com o título de “Impressões de Aveiro recolhidas em 1871».   Cita, em determinada altura, “Recordações de Aveiro”, de Guerra Leal, que aqui transcrevo: (…)  «No seguimento d'esta estrada ha uma ponte de um só arco, por baixo da qual atravessa o canal que vai a Ilhavo, Vista Alegre, Vagos, etc., e ha tambem a ponte denominada das Cambeias, proxima à Gafanha.  É curiosa e de data pouco remota a historia d'esta povoação original, que occupa uma pequena peninsula. Era tudo areal quando das partes de Mira para alli vieram os fundadores d' aquelIa colonia agricola, que á força de trabalho e perseverança conseguiu, com o lodo e moliço da ria, transformar uma grande parte do areal em terreno productivo. Foi crescendo a população, que já hoje conta uns 200 fogos, e o que fôra esteril areal pouco a pouco se transformou em fertil e

Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré

Alguns subsídios para a sua história Em 1888,  inicia-se a sementeira do penisco no pinhal velho, terminando, na área da atual Gafanha da Nazaré, em 1910. Somente em 1939 ultrapassou o sítio da capela de Nossa Senhora da Boa Hora, ficando a Mata da Gafanha posteriormente ligada à Mata de Mira. (MG) A Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré foi inaugurada numa segunda-feira, 8 de dezembro de 1958, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. Contudo, o processo desenvolvido até àquela data foi demorado e complexo. Aliás, a sua existência legal data de 16 de novembro de 1936, decreto-lei 27 207. Os estudos do terreno foram iniciados pela Junta de Colonização Interna em 1937, onde se salientaram as «condições especiais de localização, vias de comunicação e características agrológicas», como se lê em “O Ilhavense”, que relata o dia festivo da inauguração. O projeto foi elaborado em 1942 e, após derrube da mata em 1947, começaram as obras no ano seguinte. Terraplanagens,

1.º Batizado

No livro dos assentos dos batizados realizados na Gafanha da Nazaré, obviamente depois da criação da paróquia, consta, como n.º 1, o nome de Maria, sem qualquer outra anotação no corpo da primeira página. Porém, na margem esquerda, debaixo do nome referido, tem a informação de que faleceu a 28-11-1910. Nada mais se sabe. O que se sabe e foi dado por adquirido é que o primeiro batizado, celebrado pelo nosso primeiro prior, Pe. João Ferreira Sardo, no dia 11 de setembro de 1910, foi Alexandrina Cordeiro. Admitimos que o nosso primeiro prior tomou posse como pároco no dia 10 de setembro de 1910, data que o Pe. João Vieira Rezende terá considerado como o da institucionalização da paróquia, criada por decreto do Bispo de Coimbra em 31 de agosto do referido ano. Diz assim o assento: «Na Capella da Cale da Villa, deste logar da Gafanha e freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, do mesmo logar servindo provisoriamente de Egreja parochial da freguesia de Nossa Senhora de Nazareth, concelho d’Ilh